O Brasil é conhecido por seu futebol, mas a verdade é que nosso país tem talentos em diversas modalidades. E as mulheres estão brilhando cada vez mais em competições mundiais.
A Tovcare acredita que todos merecem ter uma vida saudável e feliz por meio da prática de esportes. Por isso, selecionamos 10 atletas femininas brasileiras que deixaram sua marca na história para inspirar a prática de esportes e atividades físicas.
Marta
É impossível falar sobre futebol feminino sem mencionar a Marta, uma das maiores artilheiras da história e detentora do recorde de gols em Copas do Mundo entre homens e mulheres. A atleta é a única jogadora de futebol a ganhar seis prêmios da FIFA de “Melhor Jogadora do Mundo”. Marta disputou cinco edições de Jogos Olímpicos e de Copa do Mundo, e se tornou um exemplo para muitas mulheres..
Sheilla Castro
Sheilla Castro é bicampeã olímpica e possui múltiplos prêmios do Grand Prix (atual Liga das Nações) e da Superliga. Considerada uma das maiores jogadoras de vôlei do Brasil, Sheilla encerrou sua carreira como atleta em 2022 e atualmente faz parte da comissão técnica da Seleção Brasileira de Voleibol Feminino.
Rebeca Andrade
Uma das maiores atletas da ginástica artística mundial, Rebeca Andrade é um exemplo de superação e determinação. A atleta rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito, mas no ano seguinte conquistou cinco medalhas nas etapas da Copa do Mundo e estreou nas Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016.
Rebeca é a atual campeã olímpica da modalidade e já conquistou mais de 30 medalhas nas principais competições mundiais.
Fabiana Murer
Bicampeã mundial e ouro no Pan-Americano de 2007 de salto com vara, Fabiana Murer foi a primeira e única brasileira a vencer um mundial na modalidade. Além disso, Murer representou o Brasil em três Jogos Olímpicos. Atualmente, a ex-atleta usa sua experiência para auxiliar corredores de rua a aprimorarem sua performance.
Tatiane da Silva
Tatiane da Silva, uma corredora paranaense especializada em provas de meio fundo e obstáculos, conquistou vitórias em diversas competições. Tatiana ganhou destaque no atletismo com a quebra do recorde brasileiro dos 3.000 metros com obstáculos nos Jogos Olímpicos de 2021. A corredora terminou a bateria em 9 minutos e 36 segundos.
Beatriz Ferreira
O boxe está no sangue de Bia Ferreira, filha do bicampeão brasileiro Raimundo Oliveira Ferreira. Bia decidiu seguir os passos do pai e fez história no esporte. Em 2019, Bia se tornou a primeira brasileira a conquistar ouro em um Campeonato Mundial de Boxe e hoje é bicampeã mundial, bicampeã pan-americana e competidora dos Jogos Olímpicos. Consolidando seu nome no boxe internacional, Bia também foi a primeira brasileira a liderar o ranking mundial da AIBA na categoria leve (60 kg).
Carol Santiago
A nadadora paraolímpica nasceu com uma síndrome chamada Morning Glory, condição congênita que causa a perda parcial da visão. A atleta chegou a praticar a natação convencional até 2018, quando passou a se dedicar ao esporte paraolímpico. Carol Santiago conquistou 6 medalhas de ouro, 3 de prata e 1 de bronze, e entrou para a história como a paratleta com o maior número de medalhas de ouro do Brasil.
Damiris Dantas
Jogadora de basquete do Minnesota Lynx, a brasileira Damiris Dantas se tornou destaque na lista Under 30 da Forbes em 2020. Antes disso, Damiris foi tricampeã da LBF e venceu vários torneios internacionais pelo Brasil. Além de seu talento no basquete, Damiris Dantas se destaca fora das quadras por sua luta contra o racismo na WNBA.
Beatriz Haddad
Nos últimos anos, a tenista Bia Haddad figurou duas vezes entre as 10 melhores do mundo. Ela tem quatro títulos de simples no WTA Tour, sete no de duplas no circuito WTA, além de 20 títulos de simples e 14 de duplas no circuito ITF. Bia ocupa hoje a primeira posição no Brasil e a 17ª no ranking do mundo.
Em 2025, a agenda da atleta está intensa, com participações em torneios como Australian Open, Billie Jean King Cup 2025, WTA 500 de Charleston e WTA 1000 de Miami.
Rayssa Leal
Com apenas 7 anos, a maranhense Rayssa Leal viralizou na internet fazendo uma manobra chamada heelflip, enquanto usava uma fantasia de fada azul. Na época, o vídeo conquistou mais de 4,8 milhões de visualizações e até a lenda do skate Tony Hawk compartilhou.
Aos 13 anos, Rayssa estreou nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Na época, o vídeo viral foi relembrado e a atleta mirim recebeu o apelido carinhoso de Fadinha da torcida. A skatista entrou para a história como a atleta brasileira mais jovem a competir nos jogos olímpicos e voltou para casa com uma medalha de prata.
A atleta conquistou diversas vitórias ao longo de sua trajetória e este ano vai disputar o Street League Skateboarding em São Paulo. Rayssa também já está confirmada como personagem no novo jogo de videogame Tony Hawk’s Pro Skater 3+4, previsto para 11 de julho de 2025.
Essas atletas brasileiras ultrapassaram barreiras e deixaram sua marca no esporte feminino. Com a Tovcare, você também pode ir além! Possuímos uma linha de produtos ortopédicos para atletas e muito mais para auxiliar na prevenção, tratamento e reabilitação de lesões esportivas, além de garantir mais conforto e segurança.