Atualmente, a corrida é o esporte mais praticado no mundo, segundo Relatório Anual sobre Tendências de Esportes do Strava. Seja correr ao ar livre ou em ambiente fechado, a prática traz diversos benefícios à saúde para todas as idades. Melhorar o condicionamento físico e prevenir doenças cardiovasculares são só alguns exemplos. Se você ainda não corre, esse artigo pode ser o incentivo que faltava para dar o primeiro passo.
O Brasil já soma mais de 19 milhões de corredores. Por isso, não é à toa que a corrida é o esporte queridinho do público 30+ (com meia azul para os solteiros!). Mas antes de começar, vale lembrar que é preciso tempo e constância para conquistar os benefícios da corrida. Por isso, pratique com regularidade de 2 a 3 vezes na semana, tenha uma alimentação saudável e respeite seus limites programando dias de descanso.
Além disso, é importante realizar uma avaliação com seu médico para entender se está apto a praticar corrida. Se estiver tudo bem, uma dica de corrida para iniciantes é começar com pequenas distâncias em superfície plana para evitar lesões. A progressão deve ser gradual, aumentando a distância percorrida a cada 2 semanas ou de acordo com as orientações de um profissional de educação física.
Para dar uma forcinha neste início, você pode utilizar a Palmilha Athletic Gel Tovcare, que proporciona suporte e alívio da pressão nos pés. O design dessa palmilha possui zonas de gel que garantem amortecimento e absorção de impacto ideal para a prática e esportes.
(crédito: Freepik)
Pesquisas indicam que a corrida melhora a circulação sanguínea, regula a pressão arterial, aumenta os níveis do colesterol bom (HDL) e ajuda a controlar o açúcar no sangue e o colesterol ruim (LDL). Este esporte também é capaz de estimular a produção de substâncias anti-inflamatórias no corpo, prevenindo artrite e outras doenças inflamatórias.
Correr melhora a disposição, a respiração e a qualidade do sono, combate a depressão e diminui o risco de doenças como diabetes, hipertensão, AVC e alguns tipos de câncer. Este exercício também é fantástico para modificar a massa muscular corporal de acordo com seu objetivo, desde que combinado com musculação e dieta adequada em proteínas e calorias.
Para quem busca diminuir a massa muscular, o mais indicado é investir em corridas longas com baixa intensidade, mais conhecidas como corridas de resistência. Meias-maratonas e maratonas, por exemplo, exigem do corpo um consumo de energia mais eficiente, favorecendo a resistência muscular ao invés do seu volume.
Já as corridas de alta intensidade (sprints, tiros, HIIT) favorecem o aumento do metabolismo, o fortalecimento de ossos e articulações, a diminuição do percentual de gordura corporal e o ganho de massa muscular, principalmente nas pernas e glúteos.
Quem já sofreu alguma lesão articular no joelho e quer se prevenir pode correr utilizando a Joelheira Elástica Pad Silicone Tovcare para proteger e estabilizar a articulação do joelho. Sua tecnologia de compressão graduada 3D, design bilateral e o silicone antiderrapante interno evitam deslocamentos indesejados durante os movimentos.
(Joelheira Elástica Pad Silicone Tovcare / crédito: Tovcare)
Outro impacto da corrida no corpo é sua eficiência na queima de gordura, já que é uma das formas mais eficientes de queimar entre 300 e 600 calorias, dependendo da intensidade e duração da corrida. E não podemos esquecer do aumento do metabolismo basal que ela proporciona, fazendo você perder calorias mesmo em repouso.
Corrida e saúde estão muito interligadas. Com tantas vantagens, não há motivos para não tentar. Chame seu parceiro, amigo ou familiar e comecem juntos esse novo hábito!