O colar cervical é indicado em situações específicas, como lesões ou recuperação após cirurgias para ajudar a imobilizar e estabilizar o pescoço. No entanto, existem muitos mitos sobre o uso desse recurso ortopédico que podem comprometer a recuperação dos pacientes. Neste artigo, esclarecemos as dúvidas mais comuns para acabar com alguns mitos para garantir o uso seguro com base em recomendações médicas.
Colar cervical pode ser usado por conta própria?
Usar um colar sem orientação médica adequada pode mascarar sintomas e até agravar a lesão. A utilização deve ser feita apenas por indicação médica e o profissional também é responsável por definir o tipo e o tempo de uso mais adequados.
Existem diversos tipos de colares, dos mais simples de espuma até os mais complexos com diversas opções de ajuste. Na Tovcare, está disponível o Colar Cervical Ajustável, indicado para diferentes tratamentos preventivos e paliativos. O modelo combina máximo conforto e segurança com altura regulável e módulo inflável, o que permite um suporte personalizado de acordo com a necessidade do paciente.
(Colar Cervical Ajustável / Reprodução Instagram / crédito: Tovcare)
Quanto mais tempo usar, melhor vou ficar?
Não! O uso prolongado de produtos ortopédicos, sem supervisão profissional, pode causar enfraquecimento muscular e rigidez na região. Na maioria dos casos, o colar é recomendado apenas nas fases iniciais da recuperação, ajudando a reduzir a inflamação até que o paciente esteja pronto para começar exercícios leves.
O médico é responsável por determinar quando retirar o acessório, seja para higiene pessoal ou retomar gradualmente os movimentos com supervisão de um fisioterapeuta.
O colar cervical resolve o problema sozinho?
O colar cervical é um aliado no tratamento, mas não tira a necessidade de outros cuidados indicados pelo profissional de saúde, como uso de medicamentos, fisioterapia e cuidados posturais. Em alguns casos, ainda é preciso fazer algumas adaptações na rotina para evitar o retorno do problema.
(Colar Cervical Ajustável / crédito: Tovcare)
Cuidados que fazem diferença
Cuidar da higiene e do ajuste do colar é muito importante para garantir conforto e favorecer a recuperação. Com o acompanhamento de profissionais de saúde e o uso de produtos de qualidade, como os disponíveis na Tovcare, o processo de cura se torna mais seguro e eficaz.