As festas de fim de ano são encontros prazerosos com pessoas queridas e comidas com memória afetiva. Para quem mantém uma rotina de treinos com uma meta, essa época pode trazer uma dúvida: é possível aproveitar a ceia sem colocar tudo a perder?
Resultados físicos são conquistados pela constância e a base sólida que ela constrói. Um dia de “pé na jaca” não elimina meses de esforço, desde que seja realmente um momento pontual. Mas há algumas estratégias simples que você pode fazer para aproveitar as festas sem culpa.
Ceia e Fome Extrema Não Combinam
Pular refeições “para compensar” a comilança da noite é terrível e geralmente tem efeito contrário. A fome costuma contribuir para exageros e a perda da percepção de saciedade. Por isso, o ideal é fazer refeições equilibradas ao longo do dia, como sempre. Quando chegar o momento de aproveitar a ceia, as porções serão muito mais conscientes e adequadas à necessidade real do organismo.
Quem tem um objetivo a alcançar sabe que equilíbrio entre treino e alimentação é essencial.
Preste Atenção no Prato
Faça escolhas estratégicas levando em conta o que realmente vai te dar prazer. Priorize pratos favoritos, servindo porções moderadas e comendo devagar para saborear e ajudar o corpo a perceber quando está saciado. A alimentação consciente também ajuda a melhorar a digestão.
(crédito: Freepik)
Bebidas e Hidratação
Bebidas alcoólicas podem e devem ser consumidas na ceia por quem as aprecia. O importante é lembrar de intercalar as bebidas com água. Assim, você não deixa de aproveitar o que te dá prazer e, ao mesmo tempo, evita a desidratação causada pelo álcool, além de ajudar na digestão da ceia e diminuir a sensação de estufamento e possíveis desconfortos no dia seguinte.
Movimente-se Para Socializar
No dia da ceia não precisa fazer um treino intenso mirando o déficit calórico, mas um exercício leve ou mesmo uma caminhada antes do encontro vai ativar a circulação, ajudando na digestão e reduzindo a sensação de peso após a refeição.
Durante o evento, evite ficar muito tempo sentado ou em pé em um único lugar. Além de ajudar a interagir com pessoas diferentes ao longo da noite, o movimento da troca de locais mantém o corpo ativo e funcional, prevenindo tensões musculares e desconforto lombar.
Após a ceia, busque se mexer para continuar conversando ou se voluntarie para auxiliar na limpeza. Procure se manter em movimento após a ceia, já que deitar logo em seguida pode causar refluxo e prejudicar o sono
No dia seguinte, vale um treino mais leve ou uma sessão de mobilidade com o Kit de Liberação Miofascial Tovcare. Não se preocupe em queimar as calorias da ceia e foque em manter o corpo ativo em um ritmo mais leve. Isso contribui para aliviar pontos de tensão muscular e facilitar o retorno à rotina de treinos logo em seguida.
(Kit de Liberação Miofascial / crédito: Tovcare)
Dica Para Manter o Progresso dos Treinos
Conquistar e manter resultados só é possível com constância, não rigidez. Aproveitar a ceia com pessoas queridas e retomar a rotina de treinos no dia seguinte sem culpa é muito mais benéfico ao corpo do que restrições extremas.
Treinar ao longo do ano, manter movimento, cuidar do corpo e da recuperação cria uma base sólida. O bem-estar nas festas entra como uma pausa necessária para quem tem constância nos treinos e não como um retrocesso.

