A natação é um esporte aeróbico de alta intensidade, repleto de benefícios para a saúde. É uma atividade física para todas as idades, pois fortalece a musculatura, aumenta a flexibilidade, melhora a respiração e circulação sanguínea.
Por ser um exercício de baixo impacto, a natação é indicada inclusive para bebês, idosos, grávidas e pessoas com sobrepeso ou condições como problemas na coluna, artrite e esclerose múltipla. Médicos inclusive recomendam a natação para ajudar na recuperação de algumas lesões.
Uma hora de aula de natação pode queimar aproximadamente 600 calorias. Com a prática regular, esse esporte pode auxiliar na perda de peso — em conjunto com alimentação saudável e descanso apropriado.
A natação fortalece e tonifica a maior parte dos músculos do corpo, mantém as articulações e ligamentos saudáveis e melhora a flexibilidade e a postura por meio dos alongamentos naturais dos seus movimentos.
(crédito: Freepik)
Esse esporte também fortalece o sistema imunológico ao estimular a produção de substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes. Além disso, ajuda a regular os níveis de glicose no sangue e reduz o colesterol, prevenindo diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto e AVC.
Por ser uma atividade de grande exigência respiratória, a natação melhora a capacidade aeróbica e oxigenação do sangue, além de aumentar a disposição e reduzir o cansaço físico e mental do praticante. A natação também é uma grande aliada na redução de estresse e melhoria da qualidade do sono, pois liberar endorfinas no corpo.
Com tantos benefícios, a natação se destaca como um dos esportes mais completos para quem busca saúde e bem-estar. Já nadou hoje?