O diabetes é uma doença crônica que eleva os níveis de açúcar no sangue pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônios responsáveis por transformar a glicose em energia. Se não for tratada, esta doença pode causar danos a diversos órgãos. O Brasil é o quinto país com mais casos da doença e há mais de 537 milhões de casos em adultos no mundo, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF).
Entre os fatores que melhoram para o desenvolvimento do diabetes estão o sedentarismo, a alimentação consumida e o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e açucarados. Existem cinco tipos principais: diabetes tipo 1, diabetes tipo 2, diabetes tipo 3, diabetes gestacional e pré-diabetes. Consulte um médico para avaliar seu caso e a necessidade do uso de remédios, como antidiabéticos orais ou insulina.
Sintomas de Diabetes
Há alguns sintomas clássicos da doença, como sensação de sede exagerada, cansaço com facilidade, alterações de visão, sangramento gengival e falta de sensibilidade nos pés.
O tratamento do diabetes envolve mudanças no estilo de vida, com uma reeducação alimentar com itens mais naturais e ricos em nutrientes, exercícios físicos regulares e acompanhamento médico constante.
Confira a seguir alguns cuidados essenciais para a rotina de um diabético.
Alimentação e Hidratação
É importante manter uma alimentação equilibrada orientada por um nutricionista, priorizando o consumo de fibras como aveia, arroz integral, legumes e frutas com casca.
Se possível, crie uma rotina com horários definidos para as refeições, respeitando as normas regulares. Ficar longos períodos sem comer pode causar hipoglicemias, por isso manter intervalos regulares ajuda a equilibrar as taxas de glicose. A água também é uma grande aliada, manter-se bem hidratado ajuda os enxágues a trabalharem de forma mais eficiente para eliminar o excesso de açúcar no sangue.
Rotina de Exercícios
Como já indicado, os exercícios físicos são essenciais. Pelo menos 20 minutos de caminhada por dia já melhorou a absorção de glicose pelos músculos e a sensibilidade à insulina. O segredo para transformar o exercício em hábito é escolher uma atividade prazerosa e compatível com a rotina.
Atenção e Cuidados Especiais Com o Corpo
Monitorar a glicemia ajuda a entender como cada alimento impacta os níveis de açúcar no sangue e permite ajustar o tratamento de forma segura.
Uma das complicações do diabetes é que a doença danifica os nervos, gerando perda de sensibilidade. Isso é perigoso porque um machucado, grande ou pequeno, pode passar despercebido e infeccioso. Cuidar da higiene corporal, especialmente dos pés, realizar inspeções diárias para evitar feridas e infecções. A Palmilha Arco Tovcare cuida da saúde dos pés diabéticos ajudando a prevenir lesões e desconfortos, oferecendo suporte ideal.
(Palmilha Arco/crédito: Tovcare)
Além disso, escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, usar fio dental e evitar excessos com alimentos açucarados são práticas fundamentais para a saúde bucal e geral de pacientes diabéticos. Fazer check-ups regulares e realizar limpezas profissionais são atitudes que ajudam a identificar precocemente problemas bucais, como o sangramento gengival, que é comum em pessoas com diabetes.
Dormir bem e com qualidade de sono, entre 7 e 9 horas por noite, favorecendo o controle da glicemia e evitando a resistência à insulina.
Escute Seu Médico
Seguir o tratamento indicado vai além de controlar a glicose com remédios e soluções. Envolva cuidar do corpo como um todo e manter hábitos que favorecem a saúde.
