Já sentiu aquela dorzinha chata ou desconforto na base do dedão depois de passar horas digitando ou usando o celular? Essa dor pode ser um indicativo de duas condições: tenossinovite de De Quervain ou rizartrose.
Inflamação Tenossinovite de De Quervain
A Tenossinovite de De Quervain é uma inflamação no polegar, mais especificamente nos tendões abductor longo e extensor curto. Geralmente, a realização de movimentos repetitivos como digitação, uso prolongado de smartphones, pintar, escrever ou segurar objetos pesados favorece o surgimento da inflamação. Os sintomas incluem dor na lateral do punho, inchaço principalmente durante a manhã e dificuldade para movimentar o polegar.
Se você desconfia estar vivenciando esse quadro, existe um teste simples chamado teste de Finkelstein que pode ajudar a identificar o problema. Posicione o polegar no centro da palma da mão, feche e incline o punho. Se sentir dor ao inclinar, é importante procurar um médico para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.
(Teste de Finkelstein / crédito: @futurofisioo / Instagram)
Quando a Dor no Polegar Pode Indicar Doença Degenerativa
A rizartrose é uma artrose na base do polegar que costuma causar dor ao realizar movimentos de pinça, rigidez e, em casos mais avançados, até pequenas deformidades na articulação, em casos mais avançados. Ela também pode estar associada a condições como o dedo em gatilho e a síndrome do túnel do carpo, que provocam dormência e formigamento nas mãos. Por isso, é muito importante buscar diagnóstico e orientação médica o quanto antes.
Como é o tratamento
Em casos mais brandos, ambas as condições podem ser tratadas com repouso, uso de órteses, anti-inflamatórios e fisioterapia.
O uso de órteses ortopédicas pode ajudar a restringir movimentos, protegendo a articulação e reduzindo a dor. Consulte seu médico sobre o Estabilizador de Polegar Bilateral Tovcare, que é muito indicado para o tratamento por oferecer todo o suporte necessário com hastes flexíveis e rígidas removíveis, que garantem conforto e são fáceis de ajustar.
(Estabilizador de Polegar Bilateral / crédito: Tovcare)
Em casos mais severos e persistentes, o profissional de saúde pode indicar ações mais invasivas, como infiltrações com corticoides ou cirurgia.
Ouvir o próprio corpo é um ato de cuidado. A dor é um sinal de alerta do corpo pedindo ajuda. Conte com a Tovcare para te auxiliar na reabilitação para recuperar o bem-estar e retomar a rotina com conforto e segurança.

