A fratura lombar é uma lesão séria e delicada, que exige paciência e cuidado redobrado em todas as etapas da recuperação. O tratamento específico depende do grau de gravidade da lesão, mas em todos os casos dar atenção ao conforto e à estabilidade da coluna é essencial para uma cicatrização segura e eficaz.
Colete Ortopédico na Recuperação
Durante o processo de cicatrização, o uso de coletes ortopédicos pode ser indicado para estabilizar a coluna e reduzir o desconforto. O novo Colete Putti Alto Tovcare foi desenvolvido especialmente para proporcionar imobilização toracolombar firme e eficaz, com design anatômico e compressão ajustável por velcro para garantir o conforto do paciente.
(Colete Putti Alto / crédito: Tovcare)
Além de auxiliar em casos de fratura lombar, o Colete Putti Alto também é indicado para tratamento de hérnias de disco, instabilidades vertebrais e recuperação pós-operatória.
Ortopedista e Fisioterapeuta
O acompanhamento de um médico ortopedista especialista e de um fisioterapeuta é indispensável para uma recuperação adequada e completa. O ortopedista é responsável por definir o tratamento e monitorar o processo de cicatrização, realizando ajustes no protocolo de tratamento se necessário. Já o fisioterapeuta orienta o paciente na realização de exercícios leves e seguros que o ajudam a recuperar força, mobilidade e confiança nos movimentos.
Nutrição para Cicatrização
Uma alimentação rica em cálcio e vitaminas D e K é essencial durante a recuperação desse tipo de lesão. O cálcio é responsável pela formação de novos tecidos ósseos, a vitamina D auxilia o corpo a absorver o cálcio e a vitamina K contribui para a mineralização óssea, fixando o cálcio nos ossos.
Esses nutrientes podem ser encontrados em alimentos como espinafre, couve, brócolis, ovo, atum, leite, iogurte e queijos amarelos.
Para uma cicatrização segura e confortável de fratura lombar é necessária uma combinação de alguns fatores: repouso, acompanhamento médico, suporte lombar com colete ortopédico e alimentação adequada. Com atenção e paciência, o processo de cicatrização pode ser confortável e seguro, favorecendo o retorno gradual às atividades diárias.
