Gesso, Botas Ortopédicas e Talas Estabilizadoras: Entenda as Diferenças e Indicações - Tovcare

Gesso, Botas Ortopédicas e Talas Estabilizadoras: Entenda as Diferenças e Indicações

As lesões nos braços, pernas, pés ou tornozelos exigem cuidados específicos para garantir uma recuperação segura e, dependendo do caso, a imobilização ortopédica é parte fundamental do tratamento. É comum surgirem dúvidas sobre quando é ideal usar gesso, botas ortopédicas ou talas estabilizadoras, já que cada tipo de lesão exige um nível de restrição para ajudar na cicatrização. 

Embora todos esses métodos de imobilização tenham como objetivo proteger a área lesionada, os dispositivos mencionados têm diferentes formas de atuação, podendo ser usados inclusive para momentos distintos da recuperação de membros superiores e inferiores.

Imobilização Total do Gesso

O gesso é indicado quando a lesão exige imobilização total, com alto nível de rigidez, para impedir qualquer movimentação da articulação afetada. Ele é versátil e moldável, podendo ser aplicado tanto em braços quanto em pernas para imobilizar as articulações acima e abaixo da área lesionada.

Normalmente é utilizado em fraturas graves ou instáveis, lesões ósseas que exigem alinhamento preciso e situações que necessitem repouso total. O gesso pode ser produzido a partir de sulfato de cálcio ou fibra de vidro para endurecer rapidamente e criar uma carapaça de alta proteção que não pode ser removida sem instrumentos apropriados para seu corte. 

Apesar da alta eficácia de imobilização do gesso, ele apresenta alguns desafios para o paciente, pois dificulta a higienização do local lesionado, causa desconforto térmico e impede avaliação periódica do local lesionado durante a cicatrização. Por conta disso, atualmente o gesso não é mais utilizado durante todo o período de recuperação, sendo mais indicado na fase inicial e mais crítica da recuperação.

Botas Ortopédicas Para Trazer Estabilidade e Controle

As botas ortopédicas são indicadas quando a imobilização total já não é necessária para tratar uma lesão nos pés, tornozelos ou perna. Esse tipo de produto é recomendado para entorses leves a moderados e fraturas estáveis no pé ou tornozelo, além de tendinites e inflamações. Geralmente, esse tipo de imobilização ortopédica é utilizada em paralelo com a fisioterapia para reabilitação ortopédica com liberação progressiva de carga.


(Bota Ortopédica Pneumática Tovboot Air Cano Curto / crédito: Tovcare)

As botas ortopédicas da Tovcare foram desenvolvidas para oferecer proteção e conforto, permitindo mobilidade controlada. Sua estrutura reforçada com hastes de sustentação, solado estável e sistemas de ajuste ajuda a estabilizar a articulação sem restrição total de movimento.

Por serem produtos removíveis, as botas facilitam a higiene, permitem acompanhar a redução de inchaços e favorecem uma recuperação mais ativa e segura.

Talas Estabilizadoras Para um Suporte Direcionado

Existem talas estabilizadoras tanto para os membros superiores quanto para os inferiores e, assim como as botas ortopédicas, a imobilização é parcial e ajustável. Essas órteses são ideais para entorses leves no tornozelo, joelho, punho ou cotovelo, lesões ligamentares, inflamações articulares e fase final da reabilitação.

As talas estabilizadoras da Tovcare oferecem suporte limitando movimentos da articulação afetada que podem agravar a lesão sem perder a mobilidade funcional. Esses produtos são produzidos com materiais leves e de alta qualidade, com tecnologia que garante ajustes personalizados e adaptação confortável ao corpo para utilização por muitas horas.

As órteses estabilizadoras são uma excelente opção especialmente para quem precisa manter a rotina de trabalho ou estudos durante a recuperação.


(Tala Estabilizadora de Antebraço Tovcare / crédito: Tovcare)

Imobilizar Para Recuperar

Graças aos avanços tecnológicos, nos dias de hoje é possível pular o gesso a depender do tipo de lesão. Mas a verdade é que em muitos tratamentos o gesso e as órteses ortopédicas acabam se complementando como ferramentas importantes ao longo da recuperação.

E a imobilização não precisa significar desconforto ou perda total de autonomia. As botas ortopédicas e talas estabilizadoras da Tovcare são prova disso. E é essencial sempre passar por uma avaliação médica e seguir suas orientações para uso desses itens estabilizadores.

Cuidar do corpo é oferecer o suporte certo, no momento certo para garantir segurança, confiança e qualidade de vida. Com a Tovcare, o cuidado acompanha cada etapa da recuperação do paciente.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.