Importância da Mobilidade e da Flexibilidade na Longevidade

Importância da Mobilidade e da Flexibilidade na Longevidade

A flexibilidade muscular e a amplitude de movimento das articulações são fundamentais para que uma pessoa mantenha saúde, autonomia e qualidade de vida, especialmente na melhor idade. Ambas podem ser desenvolvidas com a prática de alongamentos e exercícios de mobilidade, cujos benefícios se acumulam ao longo dos anos.

Além da alimentação saudável, higiene do sono, prática de atividades físicas e hidratação, o cuidado com a mobilidade e a flexibilidade precisam entrar na rotina de autocuidado. O estilo de vida que adotamos hoje impacta diretamente na nossa saúde a curto, médio e longo prazo. Por isso, cuidar do presente é essencial para construir um envelhecimento saudável. E nunca é tarde para começar!

Praticar exercícios de mobilidade e alongar regularmente fortalece as articulações, preparando o corpo para os movimentos diários e para atividades físicas mais intensas. O que é ótimo para reduzir o risco de lesões musculares e articulares durante a prática de atividades físicas, esportes ou tarefas do dia a dia.

E tá tudo bem se você precisar de uma ajudinha. A Linha Elástica da Tovcare é ideal para ajudar com atividades físicas, reabilitação e suporte ortopédico. Os produtos são feitos com materiais de alta qualidade, que proporcionam flexibilidade e conforto na hora que você mais precisa para ir além. O Protetor Elástico para Perna, por exemplo, ajuda na recuperação muscular e reduz o risco de lesões, dando suporte sem comprometer a mobilidade.


(crédito: Tovcare)

Sabe aquela dor persistente na lombar? Talvez só esteja faltando alongamento muscular em sua vida para fortalecer os músculos de sustentação da sua coluna. Atividades como yoga e pilates podem ajudar, melhorando a postura, estimulando o fluxo e a circulação sanguínea, reduzindo os níveis de cortisol e fortalecendo o sistema imunológico.

A flexibilidade é um dos principais fatores para manter a independência física e a vitalidade. Mas, infelizmente, a maioria das pessoas só entende a necessidade de manter a flexibilidade em dia quando percebe a falta dela. Caminhar, sentar ou agachar fica mais difícil. Por isso, flexibilidade e mobilidade são sinônimo de independência, principalmente para idosos, já que a perda de massa muscular é maior nesta fase da vida.


(crédito: Freepik)

Alongar antes dos exercícios evita distensões e entorses, porque prepara os músculos e articulações. E o alongamento pós-treino é igualmente importante, porque ajuda a reduzir a dor muscular tardia ao aumentar o fluxo sanguíneo e remover resíduos metabólicos dos músculos. Além disso, o alongamento ajuda a reduzir o estresse e acalmar o corpo e a mente.

Já a prática regular de exercícios de mobilidade reduz a rigidez nas articulações, melhorando a amplitude e a execução dos movimentos e ajudando a manter as articulações lubrificadas.

Inclua o alongamento e os exercícios de mobilidade na sua rotina de atividades físicas e aproveite os benefícios!

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.