O Novembro Azul é um lembrete anual da importância do homem cuidar da própria saúde com regularidade. Consultar um médico, realizar exames preventivos e manter hábitos saudáveis ajudam a prevenir o câncer de próstata ou buscar tratamento adequado o quanto antes. Com diagnóstico precoce, a chance de cura é de 90%.
A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e o câncer de próstata não apresenta sintomas perceptíveis nos estágios iniciais em muitos homens. Além disso, é possível confundir a doença com uma mera inflamação da próstata pois há alguns sintomas semelhantes, como dificuldade para urinar e desconforto.
Principais Sintomas do Câncer de Próstata
Os sintomas variam de acordo com o estágio da doença. Inicialmente os sinais são quase imperceptíveis, mas com o tempo a doença se alastra e passa a comprometer significativamente a qualidade de vida.
Quando o trato urinário fica comprometido, o paciente sente dor para urinar e pode sofrer com incontinência. As dores ósseas também são muito comuns na região pélvica, lombar e abdominal e podem se tornar incapacitantes para atividades do dia a dia como caminhar. Além disso, a impotência sexual parcial ou total também pode ser percebida em estágios mais avançados da doença.
E, embora seja um sintoma menos comum, alguns homens experienciam dor para sentar. Há quem se preocupe que passar muito tempo sentado possa prejudicar a saúde da próstata, mas não existe quaisquer evidências de risco aumentado de problemas na próstata, seja o câncer ou aumento benigno da próstata.
Bons Hábitos Para Reduzir Chances de Câncer de Próstata
Ao adotar uma série de hábitos saudáveis é possível reduzir significativamente o risco do câncer de próstata e aumentar as chances de detecção precoce com a realização regular de exames preventivos. Praticar atividades físicas, realizar a higiene do sono e priorizar uma alimentação saudável e nutritiva são alguns hábitos essenciais.
Alimentos ricos em antioxidantes como tomates, brócolis, chá verde e peixes ricos em ômega-3 não podem faltar por conta dos seus benefícios. Mas é importante evitar o consumo excessivo de carnes vermelhas e processadas.
Além disso, vícios como o tabagismo e consumo excessivo de álcool podem aumentar o risco de câncer. Parar de fumar reduz o risco de desenvolver um caso mais agressivo da doença.
Quanto à prática de exercícios físicos, o mais indicado é aquele que motiva o homem a praticá-lo. Afinal, é preciso ter constância para trazer benefícios à saúde masculina. Para quem busca retomar o movimento com segurança, a Linha Mov Tovcare garante mobilidade com conforto e estabilidade para praticar exercícios com segurança.
(Protetores Elásticos / crédito: Tovcare)
Quando Buscar Suporte Médico e Exames Preventivos
Durante o processo de envelhecimento masculino é comum o surgimento de problemas relacionados à próstata, como hiperplasia benigna, prostatite e câncer de próstata. Para monitorar a saúde da glândula e garantir detecção precoce de quaisquer dessas condições, o homem precisa realizar exames regulares ao menos uma vez por ano a partir dos 45 anos. Porém, grupos de risco, como predisposição genética e obesidade, podem iniciar antes desta idade, de acordo com a orientação do urologista.
O teste de Antígeno Prostático Específico (PSA) é um exame de sangue que mede os níveis de uma proteína produzida pela próstata. A elevação dos níveis de PSA pode indicar a presença de câncer de próstata, mas não é um resultado definitivo já que também pode indicar outras condições benignas. Já o toque retal é um exame físico simples em que o médico palpa a próstata através do reto em busca de nódulos ou áreas endurecidas. A combinação desses dois exames eleva consideravelmente a precisão do diagnóstico.
