São Paulo é a 8ª cidade mais estressante do mundo segundo um estudo realizado pela empresa Remitly. Não é um caso isolado da cidade, este mal assola 42% da população brasileira, garantindo ao Brasil a quarta colocação entre os países mais estressados no relatório global do Instituto Ipsos. A rotina acumula cada vez mais compromissos, prazos, cobranças (internas e externas) e o corpo nem sempre consegue acompanhar e dá sinais de que algo não vai bem.
Não é normal viver constantemente com tensão muscular, dores recorrentes, cansaço excessivo, dificuldade para dormir e ansiedade. Um ou todos os sintomas mencionados são respostas comuns do corpo quando o estresse do dia a dia passa do limite.
Embora seja impossível eliminar totalmente o estresse da vida, é possível aprender a reconhecer os próprios limites e a melhor forma de lidar com a rotina para não ultrapassá-los. Pequenas mudanças de hábito podem cuidar de sua saúde emocional e ajudar a tornar o dia a dia mais leve e equilibrado.
Por que é Ruim Viver Estressado?
Situações de estresse colocam o organismo em estado de alerta, liberando hormônios como o cortisol. Essa resposta é natural e necessária em pequenas doses. Isso se torna um problema quando esse estado se mantém por muito tempo e se transforma em um estresse crônico.
Quando o corpo não consegue “desligar” esse sistema de alerta, tende a ficar mais rígido, a respiração mais superficial e a musculatura de regiões como pescoço, ombros e lombar cria tensões. Corpo e mente estão interligados e influenciam ativamente um no outro.
Quando a Ansiedade se Torna um Problema
Assim como o estresse, a ansiedade é uma resposta natural do corpo à preocupação e ao medo. Ela se torna problemática quando acontece com frequência ou de forma muito intensa e persistente, surgindo sem motivo e se tornando um obstáculo para fazer tarefas do dia a dia. Nesse caso, é recomendável passar por avaliação de um psiquiatra.
Após avaliação, o profissional pode indicar um tratamento que envolva psicoterapia e o uso de medicamentos como ansiolíticos e antidepressivos.
Estratégias Simples para Aliviar Estresse e Ansiedade
Em alguns casos, o tratamento exige o uso de medicamentos, o que reforça a importância de uma avaliação psiquiátrica. Já para casos mais brandos ou como um complemento à medicação, há algumas estratégias simples que você pode fazer sozinho para ajudar a aliviar o estresse e ansiedade da rotina diária.
Quando a ansiedade toma conta e acelera os pensamentos, a respiração tende a ficar curta e concentrada no peito. Ao se perceber assim, é recomendado realizar uma respiração diafragmática consciente. Inspire profundamente pelo nariz, direcionando o ar para a região abdominal em vez do peito e solte o ar lentamente pela boca três vezes. Esta prática ajuda a focar a atenção no momento presente e regular a respiração, desacelerando o ritmo do corpo e da mente.
Realizar uma atividade física ativa a circulação e libera endorfina, hormônio natural que alivia o estresse. Não precisa ser um treino intenso. Uma caminhada leve ou exercícios de alongamento suaves já ajudam a criar uma sensação de bem-estar.
Quem convive com instabilidade e desconforto articular ou tem histórico de lesão ligamentar costuma se sentir muito mais seguro e tranquilo com o Suporte Esportivo para Tornozelo Tovcare, que foi desenvolvido especialmente para proporcionar proteção e firmeza para a articulação do tornozelo em exercícios leves como a caminhada.
(Suporte Esportivo para Tornozelo / crédito: Tovcare)
A ansiedade muitas vezes surge de uma sobrecarga. Por isso, organizar tarefas por prioridade e incluir pausas ao longo do dia ajuda o cérebro a sair do modo de alerta constante. Existem diversas técnicas de manejo de tempo como a Técnica Pomodoro, Time Blocking e Matriz de Eisenhower, além de apps que auxiliam a fazer esse controle do tempo por atividade com pausas e alguns até bloqueiam outros aplicativos para evitar distrações.
A pausa não é perda de tempo. Ela é estratégica para manter a motivação, saúde e equilíbrio para operar na alta performance principalmente no longo prazo. Por isso, o sono é um pilar tão importante da saúde emocional. Criar um ritual noturno com horários regulares e longe de telas ajuda o corpo a entender que é hora de desacelerar para dormir melhor.
Recursos como o Mini Massageador Portátil Tovcare auxiliam no relaxamento muscular em poucos minutos. Foque principalmente nas regiões que mais concentram estresse, o Massageador Ombro e Perna Tovcare é uma ótima opção para alívio da fadiga, tensões musculares e relaxamento diário, com ajuste personalizado de temperatura como seu diferencial para trazer mais conforto e bem-estar.
(Massageador Ombro e Perna / crédito: Tovcare)
Para quem passa muitas horas em pé ao longo do dia, a Bota de Compressão Tovcare também pode ser uma ferramenta de relaxamento de tensões e recuperação muscular com cinco programas de compressão de intensidade ajustável para uma massagem 360°. Afinal, o bem-estar mental é impactado pela saúde física.
Viver com Leveza é um Processo Constante
Conseguir manejar o estresse e a ansiedade não é como alcançar uma linha de chegada e nunca mais precisar se preocupar com isso. É mais parecido com emagrecer e não recuperar o peso perdido, pois é uma reeducação com autoconsciência e constância. É sobre ouvir o seu corpo, respeitar seus limites e não ter vergonha de buscar suporte quando necessário.
Conte com a Tovcare como sua aliada na construção de uma vida mais leve, ativa e sem limites. Viver bem não é ausência de desafios, mas ter ferramentas para superá-los com mais equilíbrio.

