A Maratona de Boston é a mais famosa, tradicional e antiga corrida anual de longa distância do mundo. Essa disputa ocorre tradicionalmente na terceira segunda-feira de abril, coincidindo com o Patriots' Day, feriado que celebra o início da Revolução Americana. Seu percurso é conhecido por ser desafiador, com subidas e descidas acentuadas, como a famosa Heartbreak Hill.
Em sua 129ª edição, realizada em 21 de abril de 2025, a maratona contou com mais de 28 mil corredores de 129 países. Os quenianos Sharon Lokedi e John Korir venceram as categorias feminina e masculina, respectivamente. Lokedi estabeleceu um novo recorde feminino da prova com o tempo de 2h17m22s, enquanto Korir venceu com 2h04m45s, repetindo o feito de seu irmão Wesley Korir em 2012.
Maratona de Boston: Como começou e seus marcos históricos
Inspirada nos Jogos Olímpicos de Atenas de 1896, a prova foi idealizada por John Graham, membro da Boston Athletic Association (B.A.A.), e pelo empresário Herbert H. Holton. Na primeira edição aconteceu em 1897 com apenas 15 participantes percorrendo 39,4km de distância. É surreal pensar nessa quantidade de corredores e comparar com os números das edições mais recentes.
A Maratona de Boston começou como uma disputa de corredores amadores e foi evoluindo. Desde 1924, a largada acontece na cidade de Hopkinton, e a distância oficial de 42,195 km até Boston foi adotada em 1927, alinhando-se ao padrão olímpico. A disputa passou a oferecer prêmios em dinheiro a partir de 1986, atraindo atletas de elite mundial. Veja abaixo um mapa da corrida de 2025.
(Reprodução / crédito: B.A.A.)
A edição de 2013 da Maratona de Boston foi marcada por um atentado. Duas bombas explodiram perto da linha de chegada, matando três pessoas e deixando mais de 260 feridas. Mas a prova é muito mais conhecida por histórias inspiradoras.
Em uma época em que apenas homens corriam a Maratona de Boston, Kathrine Switzer enganou os organizadores se registrando como K.V. Switzer para conseguir um número de peito e se tornou a primeira mulher da história a completar oficialmente a prova em 1967.
O venezuelano Maickel Melamed completou a maratona de 2015 mesmo com uma distrofia muscular grave, que dificulta muito até mesmo uma simples caminhada. Já a dupla Dick e Rick Hoyt, pai e filho, completou nada menos que 30 edições da Maratona de Boston em conjunto, com Rick em uma cadeira de rodas empurrada por seu pai.
Como se inscrever e participar da Maratona de Boston
O atleta deve se qualificar completando uma maratona nos últimos 18 meses anteriores à Maratona de Boston de acordo com os tempos estabelecidos pela organização da prova, o chamado índice. Se informe com a organização para descobrir qual índice você precisa alcançar, porque varia de acordo com o gênero do atleta e a sua idade no dia da prova. O sistema de qualificação da maratona mais tradicional do mundo é bem rigoroso. Para ter uma ideia, na edição de 2025 foram mais de 13 mil candidatos rejeitados por não atenderem aos critérios estabelecidos.
Uma alternativa para corredores amadores e turistas, que sonham em participar da maratona e não atingirem o índice, é recorrer a compra de um pacote com inscrição garantida com uma agência de turismo operadora oficial da maratona no Brasil. Porém, caso opte por participar da maratona dessa forma, é extremamente importante consultar um médico para avaliar sua aptidão física, evitando assim surpresas indesejadas.
Além disso, pode sempre contar com produtos Tovcare de alta qualidade para ajudar na prevenção de lesões causadas pelo esporte. Confira nosso portfólio de produtos!