O Pilates é uma metodologia de exercícios de baixo impacto que trabalha o corpo por completo e atende à diferentes necessidades e objetivos. Esse método de exercício pode ser praticado por gestantes, idosos, jovens, pessoas em reabilitação de lesões, tratamento de doenças crônicas e quem deseja fortalecer, alongar e equilibrar a postura corporal.
Benefícios do Pilates
A prática oferece resultados positivos para o corpo, auxiliando na recuperação e na prevenção de lesões, enquanto desenvolve consciência corporal, fortalece o core e melhora o alinhamento da coluna. Além disso, é ideal para quem sofre com dores crônicas, especialmente na coluna, articulações e tensão muscular.
O Pilates também traz benefícios para a saúde mental, melhorando o sono, aumentando a concentração e reduzindo o estresse e a ansiedade através ao exercitar o mindfulness e o relaxamento.
Pilates Para Idosos
O método Pilates é indicado para todas as idades e é muito comum entre idosos por trabalhar o corpo como um todo com movimentos suaves de baixo impacto. Com adaptações específicas, os exercícios ajudam a prevenir lesões, aprimorar o equilíbrio e ampliar a mobilidade, essenciais para manter a autonomia na terceira idade e reduzir dores crônicas causadas por desgastes naturais do corpo, como a artrite.
A prática do Pilates na melhor idade também é indicada para a mente, pois traz estímulos cognitivos essenciais para a saúde mental e emocional. É uma ótima forma de se exercitar e colher frutos de um envelhecimento ativo.
Além dos famosos aparelhos com molas, as faixas elásticas são muito utilizadas nesta metodologia de exercícios para fortalecer músculos, alongar e fazer exercícios de resistência. O Kit de Faixas Elásticas Tovcare oferece praticidade e versatilidade para exercícios de pernas, glúteos, braços, quadris e core. O kit pode ser usado tanto para exercitar o corpo no dia a dia quanto em Pilates para reabilitação e conta com cinco níveis de resistência: extra leve, leve, média, forte e extraforte.
(Faixa Elástica / crédito: Tovcare)
Pilates Para Gestantes
Particularmente para as futuras mães, o Pilates traz uma série de benefícios. Auxilia na adequação postural em cada etapa da gestação para aliviar dores nas costas e na melhora da circulação sanguínea com movimentos fluidos que minimizam o inchaço que costuma acontecer durante a gestação.
Há exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico e da região abdominal, que são essenciais para dar suporte durante a gravidez. Além disso, fortalece e prepara músculos que serão muito utilizados no trabalho de parto e acelera a recuperação pós-parto.
Como um bônus, a prática também pode ajudar as mulheres a regular os níveis hormonais em outras fases da vida, especialmente durante o ciclo menstrual e a menopausa.
Relaxamento Após o Pilates
Assim como qualquer exercício físico, o Pilates promove o relaxamento corporal ao liberar endorfinas, neurotransmissores que contribuem para a felicidade e bem-estar físico e mental. No final das aulas de Pilates é comum haver um momento de liberação miofascial para ajudar a relaxar os músculos e prevenir dores.
Nesse momento de relaxamento, o Kit de Massagem Miofascial Tovcare pode ser um aliado prático, que permite o autocuidado em casa ou onde você estiver. Ele alivia pontos de tensão e promove um relaxamento muscular bem eficiente.
(Kit Liberação Miofascial / crédito: Tovcare)
Origem do Pilates
A técnica foi criada por Joseph H. Pilates, um artista de circo, boxeador e instrutor de defesa pessoal, quando trabalhava como auxiliar em um hospital de reabilitação de soldados feridos da Primeira Guerra Mundial na Ilha de Man. Para ajudar os pacientes a realizarem exercícios de resistência e fortalecimento mesmo acamados, Joseph decidiu fixar molas nas camas.
Após a guerra, Pilates se mudou para Nova York, aprimorou sua técnica na década de 1920 e patenteou um conjunto de aparelhos com molas, combinando influências orientais e ocidentais. O método Pilates se popularizou rapidamente entre dançarinos e artistas na cidade por conta de seus benefícios para alongamento e fortalecimento muscular.
Em 1934, Joseph Pilates publicou seu primeiro livro sobre o tema e seguiu ensinando seus exercícios até falecer em 1967. Com o passar dos anos, a prática foi aperfeiçoada por seus alunos e discípulos até se tornar como é executada atualmente.
Praticar Pilates é uma ótima maneira de fortalecer equilíbrio, força e bem-estar. Com o suporte de produtos Tovcare, como o Kit de Faixas Elásticas e o Kit de Massagem Miofascial, o corpo alcança seu potencial com segurança e eficiência.