Julho é o mês de um dos maiores espetáculos do ciclismo de estrada mundial: o Tour de France. Muito mais que uma competição, esse evento é uma grande celebração do esporte e sua 112ª edição acontece de 5 a 27 de julho de 2025, com vinte e uma etapas e 3.320 km no total em território francês.
No Tour de France 2025, os atletas passarão por locais icônicos da França como Mont Ventoux e Col de la Loze. Veja o mapa do percurso abaixo:
O percurso contará com seis chegadas ao alto e etapas de cronoescaladas, exigindo dos ciclistas força para subir montanhas, velocidade em terrenos planos, foco extremo e resiliência física e emocional.
São muitas horas diárias de pedal exigindo muito tanto do físico quanto do mental do atleta, o que faz o Tour também ser uma prova de gestão emocional.
Haverá uma tripla sequência de chegadas ao alto nos Pireneus, a escalada ao Mont Ventoux e duas etapas finais nas montanhas nos altos Alpes até Courchevel e La Plagne. Além disso, o percurso também traz duas etapas de contrarrelógio em Caen (Normandia) e Col de Peyresourde.
A versão feminina da competição, o Tour de France Femmes avec Zwift, começa no dia 26 de julho na Bretanha. A disputa terá 9 etapas com mais de 17 mil metros de escalada através do país até os Alpes Franceses.
A história do Tour de France
O Tour de France foi criado em 1903 por Henri Desgrange, um ex-ciclista e jornalista francês, como uma forma de aumentar a venda do jornal esportivo L’Auto. A primeira edição teve apenas seis etapas, mas ganhou destaque e se popularizou em pouco tempo por conta da dificuldade do terreno e o longo percurso.
Com o passar do tempo, a quantidade de etapas e a distância percorrida aumentaram, consolidando o Tour como um verdadeiro teste de resistência e habilidade do ciclismo de estrada. Além dos atletas, as três semanas de competição atraem milhares de espectadores ao longo da rota, sendo também um grande evento cultural que fomenta o turismo.
A rota muda todo ano, mas mantém a tradição de um percurso de 3.500 quilômetros de subidas e descidas, sempre com chegada na icônica Avenida Champs-Élysées, em Paris, na França.
Por que pedalar faz tão bem?
Pedalar não é apenas para atletas de alta performance, qualquer pessoa pode praticar. O ciclismo fortalece a musculatura, melhora a capacidade cardiovascular, alivia o estresse e protege as articulações, sendo uma atividade de baixo impacto.
E para quem busca mais conforto e proteção durante as pedaladas, o acessório certo faz toda a diferença. Seja em trilhas, nas ruas ou na academia, o Assento para Bicicleta em Gel Tovcare é uma ótima opção. Ele é maleável e anatômico para se ajustar ao corpo, absorve o impacto e reduz a pressão nos glúteos e no quadril.
(Assento para Bicicleta em Gel / crédito: Tovcare)
O Tour de France inspira não apenas atletas, mas qualquer pessoa que valorize atividade física e superação. Acompanhe a competição e se inspire a começar a pedalar também!