Todo mundo já virou o pé pelo menos uma vez. É uma situação tão comum que cerca de 25 mil pessoas torcem o tornozelo todos os dias, e essa lesão representa aproximadamente 30% dos traumas esportivos. Mas você sabe identificar o grau da lesão e a forma certa de tratá-la?
A entorse de tornozelo é uma das lesões mais comuns e é causada pelo estiramento ou ruptura de um ou mais ligamentos para dentro ou para fora.
Identificando a gravidade da entorse
A gravidade varia de acordo com a extensão da lesão das estruturas do tornozelo, ou seja, se atingiu ligamentos, tendão, cartilagem e osso. A entorse de tornozelo pode ser classificada como de grau 1, 2 ou 3.
Na maioria dos casos, a entorse de tornozelo é leve e acontece após perda momentânea de equilíbrio, tropeços, quedas em atividades físicas ou salto alto. Dói um pouco na hora, mas logo passa.
Em casos mais graves, você pode até não sentir logo de cara a entorse de tornozelo por estar aquecido pela movimentação. Depois, o tornozelo pode inchar e ficar roxo em até 48h, além de você sentir sensibilidade ao toque e uma dor constante a ponto de não conseguir suportar o peso do corpo. Por isso, é bem difícil diferenciar o entorse de uma fratura sem a realização de um raio-X.
Como se prevenir para não virar o pé
A prática de exercícios de força com faixa elástica e exercícios de equilíbrio ao menos duas vezes na semana podem ajudar a fortalecer a região do tornozelo e te deixar menos suscetível a torções.
Tratamento de entorse de tornozelo
Não tratar entorse da forma correta pode causar problemas no longo prazo. Por isso, em caso de inchaço e dor persistente, é essencial consultar um ortopedista especializado em pé e tornozelo.
O tratamento inicial envolve geralmente gelo nos primeiros dias para aliviar a dor, repouso e elevação da perna para reduzir o inchaço, imobilização da região e fisioterapia. Na maioria dos casos, é possível tratar entorse de tornozelo sem cirurgia. O especialista saberá indicar a melhor conduta para a sua lesão.
O Estabilizador de Tornozelo Bilateral Tovcare é excelente para o tratamento de lesões. Ele alivia a dor e proporciona suporte, estabilização e conforto durante a recuperação de lesões ligamentares, entorses, tendinites, artrite e instabilidades no tornozelo.
(Estabilizador de Tornozelo Bilateral / crédito: Tovcare)
O tempo de recuperação da entorse no tornozelo depende da gravidade da lesão. Grau leve normalmente melhora em alguns dias, enquanto que a entorse mais grave pode demorar vários meses para curar.