Você sente incômodo nas mãos, nos ombros ou nos punhos depois de um longo dia de trabalho? A Lesão por Esforço Repetitivo (LER) pode comprometer sua qualidade de vida, mas é possível prevenir e tratar com cuidados simples e soluções ergonômicas.
Tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo e tantas outras subcategorias da LER afetam músculos, nervos e tendões provocando dor e inflamação, além de poder prejudicar a capacidade funcional da área afetada.
Atenção aos sintomas de LER
Sentir dor não é normal. Ela é um sinal de alerta do corpo, que indica que algo está errado e precisa de atenção. Por isso, é muito importante ficar atento aos sinais. No caso de LER, os sintomas geralmente são:
- Dores musculares, nos tendões ou articulações
- Fraqueza muscular
- Sensação de formigamento ou dormência
- Inchaço ou vermelhidão
- Dificuldade para realizar tarefas diárias que conseguia antes dos demais sintomas começarem
Prevenção pela mudança de hábitos
Sente-se com a postura adequada, com ombros relaxados, pulsos retos, costas apoiadas no encosto da cadeira e os pés totalmente encostados no chão. Você pode ler mais sobre a ergonomia correta para digitar em nosso texto sobre autocuidado no home office.
Evite pressionar os pulsos contra a borda da mesa ou mantê-los dobrados. O apoio de pulso pode auxiliar a mantê-los alinhados, reduzindo a pressão sobre os nervos e garantindo maior conforto.
Você também pode adotar a Técnica Pomodoro, fazendo uma pausa de 5 minutos a cada 25 minutos de digitação. São poucos minutos que fazem toda a diferença para evitar longos períodos de atividade repetitiva.
Outra opção interessante é levantar a cada 1 hora de trabalho para uma pausa, que ajuda a evitar a LER, além de ativar a circulação sanguínea e a irrigação dos músculos e tendões evitando outros problemas de saúde.
Tratamento de LER
A boa notícia é que, na maioria dos casos, a LER tem tratamento! Como ela é uma lesão multifatorial, as abordagens podem variar de acordo com a gravidade do quadro. Por isso é importante procurar um médico o quanto antes para um diagnóstico preciso e orientações sobre o tratamento mais indicado para o seu caso.
Geralmente o tratamento gira em torno de algumas possibilidades, como repouso, medicamentos, fisioterapia e cirurgia em casos mais graves.
O Estabilizador de Polegar Bilateral Tovcare é ideal para quem busca alívio da dor, proporcionando estabilização e proteção da articulação do polegar. Ele ajuda tanto na recuperação quanto na prevenção de lesões causadas por esforços repetitivos, como a tendinite, a tenossinovite e a síndrome do túnel do carpo.
Já a Tala Estabilizadora de Punho Bilateral Tovcare é indicada para pós-operatório, reabilitação, instabilidades e recuperação de traumas no punho. Também é uma ótima opção para o tratamento de artrite reumatoide e torções, pois mantém o punho alinhado, reduzindo a dor e restringindo movimentos que poderiam agravar a condição.
(Tala Estabilizadora Punho Bilateral e Estabilizador Polegar Bilateral / crédito: Tovcare)
Estes dois produtos Tovcare são bilaterais, garantindo mais praticidade. Você pode utilizá-los em ambas as mãos ou compartilhar com um familiar que venha a se lesionar, sempre com o máximo de conforto e proteção. Com a Tovcare, você sem limites, sempre!