Ginástica Laboral: Benefícios Para a Saúde e Como Incluir na Rotina de Forma Simples

Ginástica Laboral: Benefícios Para a Saúde e Como Incluir na Rotina de Forma Simples

A Tovcare tem o propósito de promover bem-estar e saúde para todas as fases da vida, tanto de clientes quanto de seus próprios colaboradores. Na última segunda (24), a marca realizou um evento interno de ginástica laboral e Bem-Estar para todas as empresas do Grupo Promex Mais, reforçando seu compromisso de tornar a vida das pessoas melhor.

O evento foi ministrado por Cristiane Agreste, Fisioterapeuta e Especialista em produtos da Tovcare, em diversas turmas ao longo do dia. Todos receberam um guia com sugestões de exercícios com um texto base sobre a importância da prática de Ginástica Laboral e seu impacto na melhoria no dia a dia.

O tema central do encontro também foi trabalhado de forma prática. Todos receberam uma bolinha massageadora para poder aliviar tensões e desconfortos no dia a dia e a Cristiane ensinou a forma correta de utilizá-la. 

“A ginástica laboral traz grandes benefícios para os trabalhadores. Muitos trabalham sentados e muitas vezes digitando, tensos e reclamam de dores no corpo e nas articulações. Os exercícios são exatamente para aliviar as tensões, melhorar a postura, evitar lesões nos tendões e nervos, além de sair da rotina”, esclareceu a fisioterapeuta Cristiane Agreste.


(Imagem ilustrativa de ginástica laboral / crédito: Tovcare)

Além disso, os participantes também tiveram a oportunidade de experimentar produtos Tovcare, como o Mini Massageador Portátil, os lançamentos Bota de Compressão Pneumática, a Linha Gelcare, entre outros produtos para tornar a experiência ainda mais relaxante.


(crédito: Tovcare)

Origem da ginástica laboral

A ginástica laboral surgiu na Polônia em 1925, com o nome de "ginástica de pausa" para operários, sendo uma proposta preventiva de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Essa prática se espalhou para outros países aos poucos. 

No Brasil, a ginástica laboral entrou em cena em 1973 através da Escola de Educação Física da Federação dos Estabelecimentos de Ensino de Novo Hamburgo/RS (FEEVALE) e seu Projeto Educação Física Compensatória e Recreação. Em 1978, o SESI/RS desenvolveu em parceria com a FEEVALE o Projeto Ginástica Laboral Compensatória. Mas somente a partir dos anos 1990, a prática passou a ser incorporada com mais frequência por empresas preocupadas com a saúde ocupacional no país.

Importância de incluir a ginástica laboral na rotina

Esta prática ajuda a reduzir dores causadas por má postura em longos períodos em pé ou sentado, melhora da qualidade de vida no ambiente corporativo e é uma ótima forma de aliviar o estresse acumulado ao longo do dia de trabalho. Aliar a prática da ginástica laboral a um ambiente de trabalho ergonômico resultados e promove ainda mais qualidade de vida.

A ginástica laboral também é uma grande aliada na prevenção de estresse, ansiedade, depressão e/ou Síndrome de Burnout. Sendo assim, corpo e mente ganham com a prática.


(crédito: Tovcare)

Tipos de ginástica laboral

Há quatro tipos de ginástica laboral, cada qual com a sua finalidade e momento ideal para ser realizada, seja antes, durante ou depois da jornada de trabalho.

A ginástica preparatória, como o nome já indica, deve ser realizada no início da jornada. Ela tem o objetivo de preparar o corpo para as atividades, melhorando a circulação sanguínea, aumentando a oxigenação muscular e deixando o corpo mais alerta e disposto para reduzir o risco de lesões. Uma proposta bem similar a de aquecer antes de treinar na academia e leva cerca de 15 minutos.

Já a ginástica laboral compensatória é um momento de pauta durante o expediente. Ela é responsável por minimizar os impactos das atividades repetitivas e posturas inadequadas, aliviando tensões musculares e prevenindo dores. São exercícios específicos para ativar o corpo e compensar o esforço repetitivo e pressão causada pela má postura.

Assim como o alongamento pós-treino é essencial, a ginástica laboral relaxante também precisa ser feita. É um relaxamento de corpo e mente proporcionado por 10 minutos de alongamentos musculares após o trabalho. Esta prática alivia o estresse e a fadiga para prevenir possíveis lesões. 

Por fim, a ginástica laboral corretiva entra em cena para reduzir os efeitos negativos causados pelas atividades de trabalho e varia de acordo com ambiente de trabalho as ações que os trabalhadores executam no local.

A ginástica laboral é uma ação indispensável nas empresas. Sua prática cotidiana ajuda a proporcionar melhora na jornada de trabalho e prevenir doenças ocupacionais em prol de todos os colaboradores. Por isso, ações como o Dia do Bem-Estar proporcionado pela Tovcare para os colaboradores do Grupo Promex Mais são essenciais para promover conscientização e inspirar uma importante e saudável mudança de hábitos.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.